Cor

INFORMAÇÕES GERAIS

Em que consiste a Assistência Social Sindical? É um Seguro?

A Assistência Social prestada pelos Sindicatos, não tem caráter securitário e sim caráter de suprir as deficiências dos sistemas de seguros e previdência. Sendo o trabalhador vítima de morte, ele e sua família, necessitam de providências urgentes sanadas pela assistência, proporcionando o auxílio financeiro imediato para atender necessidades básicas, até que as burocracias trabalhistas sejam resolvidas. As seguradoras tornam-se lentas por causa das exigências burocráticas necessárias e quanto ao órgão previdenciário, é penosa a morosidade na concessão de amparos. Enquanto que a Assistência é imediata.

Quando o trabalhador tem direito a acionar a Assistência ?

Por falecimento do trabalhador com carteira assinada em conformidade com a cláusula específica da Convenção Coletiva de Trabalho e condições previstas no Manual de Regras.

Como acionar o serviço funeral?

É necessária a apresentação da carteira de trabalho ao agente para comprovação de que o falecido pertencia ao sindicato declarado.

Em caso de falecimento do trabalhor, quais os valores das assistências ?

As assistências variam conforme o sindicato.

A Assistência atende ao trabalhador de empresas inadimplentes?

O trabalhador ou sua família será assistido, e a gestora, representando o sindicato, estará promovendo pelos meios legais a cobrança amigável ou judicial das multas e demais direitos previstos na Cláusula específica da Convenção Coletiva de Trabalho.

O trabalhador perde o direito à Assistência ?

O prazo máximo para acionar a Assistência é de 90 (noventa) dias após a ocorrência. Ao fim deste prazo sem a manifestação expressa do Empregador acerca do óbito, o Sindicato e a sua gestora ficarão eximidos de disponibilizar a Assistência.

DÚVIDAS?

LIGUE PARA 0800 031 6056 PARA ENTRAR EM CONTATO COM A ASSISTÊNCIA.